Festival de Samba de Coburg - Bayern

Queridos Leitores,

Tive a honra de receber um convite para participar do Festival de Samba de Coburgo (Internationales Samba-Festival Coburg 2018). Uma tradição de anos e anos que transborda toda a alegria do povo Brasileiro e riqueza de toda nossa cultura, representados, não apenas por Brasileiros que vivem por toda a Europa, como também, por Dinamarqueses, Alemães, Japoneses, Austríacos, Italianos, Suíços, Franceses, Portugueses, Espanhóis e por aí a lista vai (tendendo ao infinito). 
A cidade de Coburg é um charme por si só. Pertencente ao estado da Baviera (Bayern), a cidade preserva sua rica cultura, porém é aberta à diversidade e a inovação, não é atoa que um dos maiores festivais de Samba fora do Brasil é sediado pela cidade. 

No primeiro dia de festival a energia é contagiante e, ouso dizer, lembrei-me um pouco o nosso querido Brasil. A vista da parte superior que foi reservada para o camarote era linda, a grande Schloßplatz, onde se via de um lado um palco armado na frente do Landestheater Coburg (um teatro esplêndido e cheio de história pra contar); e do outro lado, o Schloss Ehrenburg (um palácio que já pegou fogo, que já foi Barroco e Neogótico, no entanto hoje funciona como um museu). 

*Teatro + Palco

*Palácio

No dia seguinte, um sábado ensolarado, tive um contato maior com as escolas de samba que foram convidadas e com os seus integrantes. A cidade toda é tomada pelo ritmo Brasileiro mais conhecido mundo afora: o Samba!!! 

Podemos encontrar um amor pela música que chega a transbordar:
*Bateria: A Bunda

Olhos e ouvidos atentos, inclusive das que precisam de proteção auricular devido à fragilidade de seus tímpanos:
*Indiazinha que chamou a atenção

Inclusive Jovens e Adolescentes....



E, claro, o incomparável choro do cavaco!!!


Por volta do horário de almoço foi a hora de ir para a área que foi montada no Arkaden para receber alguns convidados. O Arkaden, edifício esse, que faz parte da lista de Monumentos da Baviera. Uma estrutura fenomenal e única, recepção Brasileiríssima, com direito a caipirinha e muitos Alemães arriscando nosso Português. 
A vista de noite já era linda e parecia ser imbatível, entretanto com a luz do sol, tudo ficou mais lindo ainda. 


Durante todo o dia é possível ver a animação dessa mistura Brasil x Europa na praça principal do evento, a Schloßplatz. 



Quase passando despercebido em meio a tanta informação na Schloßplatz, temos o Theater in der Reithalle, ou Coburger Reithalle. Construído em 1852 com estilo neogótico e um telhado de sela, o teatro (salão de equitação) já sediou o Primeiro Festival Alemão de Ginástica e foi, inclusive, onde organizou-se a Assembléia Geral da Associação Nacional Alemã. 


Fim de tarde no segundo dia de festival, um pôr do sol mágico, bem como a energia daquela cidade no festival!!! 


Uma boa cerveja é sempre uma boa pedida. Uma cerveja que não é daquela região, entretanto muito querida entre todos, era uma boa pedida naquela noite. Radebelger: Refrescante e deliciosa!


Tive a oportunidade de compartilhar o jantar com a Querida Paula Katzenstein (representante da DBG Coônia, membra da Presidência da Sociedade Brasil-Alemanha), o Sr. Embaixador Mario Vilalva (nosso Embaixador do Brasil na Alemanha - Berlim), a Sra. Sabine Eichhorn (vice-presidente da Sociedade Brasil-Alemanha em Berlim), o Sr. Prefeito de Coburg, Secretários do Município e Estado, dentre outras algumas autoridades presentes. Gostaria de deixar um agradecimento especial à Paula, que me fez esse convite; pessoa que além de um coração gigante e um conhecimento cultural indiscutível, tem uma história de vida linda!!! Filha de um alemão que fugiu para o Brasil, Paula tem muito orgulho de sua história de todo o caminho trilhado em sua vida profissional, pois hoje além de uma advogada reconhecida no Brasil e na Alemanha, é um grande nome e uma grande "influencer" no que se diz respeito às relações Brasil-Alemanha


Uma das minhas escolas preferidas, não posso negar, foi a "a Bunda". Com um gingado diferenciado, sorriso no rosto e ritmo pulsante, foi uma das ultimas apresentações na noite de sábado. De acordo com a reação e resposta do público, foram um sucesso!



Domingo, o último dia!!! O dia do desfile!!!
Escrever muito não se faz necessário quando temos fotos, não mesmo?
Sintam essa energia:






























Além dos desfiles, as ruas estavam tomadas por comidas locais, lembrancinhas de todos os tipos e pessoas das mais diversas nacionalidades e estilos. 



Sem contar os palcos espalhados pelas ruas charmosas da cidade....




As lembranças e essa oportunidade única, sem dúvidas, ficarão na memória!

Agradeço a Deus pelos momentos únicos que estou vivendo desde que cheguei na Alemanha, por todas as pessoas maravilhosas que coloca todos os dias no meu caminho e pela família maravilhosa que eu tenho! 

Gratidão!!!

Comentários